segunda-feira, 11 de julho de 2011

Minha filosofia em relação a educação

Compreendo que o processo da linguagem é rico e que a criança já o  inicia desde cedo.
Ela chega à escola com uma enorme de carga de conhecimentos que precisam ser trabalhados efetivamente, transpondo barreiras e criando situações que favoreçam o domínio da linguagem em uso; ou seja oportunizando diálogos, brincadeiras, debates, conversas informais que tratem do cotidiano das crianças, das suas experiências na família e na própria comunidade. É de nosso conhecimento que as crianças só se interessa, por ler e escrever se souberem para que servem a leitura e a escrita no seu dia-a-dia.
Daí a minha preocupação em fazer um trabalho bem diversificado, oferecendo à criança a capacidade de discernimento das situações críticas-sociais de sua história.
Este trabalho foi realizado tendo em vista divulgar trabalho do lúdico em sala de aula.
 

                     
O professor, deve proporcionar experiências sistemáticas, onde a criança seja estimulada a desenvolver sua oralidade, a agir e refletir sobre a linguagem escrito-falada; a ler e a escrever.  
 Como professora, acredito que esta é a grande meta da alfabetização que, por ser processual, acontece por etapas. Etapas essas, ao longo dos níveis/ciclos devem ser flexivelmente definidas, mas insistentemente perseguidas. 
Desse modo as crianças não devem ser prejudicadas se não atingirem as metas do seu nível, nem devem ser impedidas de avançar se apresentam condições de fazê-lo. 
A compreensão e a articulação desses saberes, pelos professor, são fundamentais para que sejam critérios de avaliação e de intervenção junto às crianças e para que possam encaminhar em uma pedagogia de alfabetização com mais chances de ser bem sucedida.
                                                                          Rosy Ribeiro/2007/Curso Pedagogia
                                      








                                                                   

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