quarta-feira, 1 de julho de 2015

Hora do Conto/Cachinhos Dourados


Muitos são os motivos que nos levam a contar histórias: o clima de alegria e interesse que elas despertam. Vários também são seus objetivos, como: formar o gosto pela leitura, divertir e estimular o desenvolvimento da imaginação, atenção, observação, memória e reflexão. A arte de contar histórias passou a ser compreendida como uma possibilidade bastante rica de estratégia alternativa para se obter subsídios no redimensionamento dos trabalhos com crianças, estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa, propiciando uma melhor  relação entre o leitor e livro e proporcionando momentos agradáveis de prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral.
Acreditando na importância do faz-de-conta, da fantasia, do encantamento da hora do conto para o desenvolvimento da criança é que propus trabalhar com a história Cachinhos Dourados em sala de aula, através de momentos dedicados a contação de histórias.
Alunos do 3º ano/Professora Rosy Ribeiro






Plaquinhas combinados

Retirei estas plaquinhas da  página do Blog Toque delicado/”Guia Prático para professores  da  Educação  Infantil”, elas servem para estabelecer  COMBINADOS com os alunos:  O que é certo e o que é não é certo fazer na sala de aula e em outros ambiente da escola.
Ao lado da plaquinha há o desenho de um Solzinho Feliz e um Solzinho Zangado. Os alunos devem chegar a um consenso e decidir se aquela atitude da plaquinha  é certa ( Sozinho  Feliz) ou errada ( Solzinho Zangado).

Muito interessante.